segunda-feira, 27 de julho de 2009

AMBIENTE EDUCATIVO EaD

AMBIENTE EDUCATIVO EaD

As dificuldades com o EaD levam a aplicar um novo conceito de aprendizado, com a quebra de paradigmas, pois as pessoas não têm contato através dos cinco sentidos, utilizam somente o contato intelectual e informativo.
O esforço para o aprendizado toma uma forma de método, o ensino a distância exige das partes uma interação e uma integração através das palavras escritas, o que torna o ensino e aprendizado mais exaustivo quanto à forma de pensar, pois não basta apenas pensar, se faz necessário pensar bem.
A renuncia, a humildade, a compreensão dos erros e defeitos tanto do sistema de informática como dos seres humanos que interagem no sistema devem ser levados em conta pelas partes, pois em um aprendizado presencial as palavras expressas oralmente podem ser levadas ao vento, mas num sistema escrito elas se eternizam, essa é uma das grandes dificuldades do ambiente de educação à distância, a cumplicidade, a confiabilidade e o respeito entre as partes devem ser princípios fundamentais.
A hierarquia, a ordem e a disciplina devem ser seguidas a risca, pois se assim não agirmos no EaD dificilmente teremos sucesso na nossa empreitada, os prazos são fundamentais, caso não tenhamos isso em mente, poderemos nos desvirtuar e perder o contato com o aprendizado, no EaD não se acumula matéria, não tem o deixar para amanha, pois o tempo é livre, e sendo livre deve ser administrado com rigor e competência.
O ambiente de ensino entre as partes se torna formal, exigindo pesquisas e estudos, além dos apresentados pelos Livros Didáticos, pois a responsabilidade do aprender é exclusiva do aluno, ele é livre, não tem chamadas de presença nem horários, logo, sua responsabilidade é particular e pessoal.
O estudante precisa saber que está sendo acompanhado “de perto” e que tem sempre alguém a quem recorrer. Caso esse acompanhamento seja pouco consistente, o aluno pode ser atacado pela síndrome do isolamento e abandonar o curso. É preciso enfatizar que o material didático, ou seja, o conteúdo a ser apresentado, utilizado e processado pelos participantes dos cursos que usam a metodologia de EAD é absolutamente estratégico. Sua qualidade e formato de apresentação são um dos principais fatores que definem o sucesso do EaD, (conforme ALMEIDA, F.J, Aprendizagem colaborativa: o professor e o aluno ressignificados. Projeto Nave. São Paulo 2001.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário